sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Razão



Você há de convir comigo que eu estou com a razão. As pessoas acham que porque estão com a razão estão certas e justificadas de tudo. Por causa da razão é que se cometem as maiores atrocidades, no passado, no presente e com certeza não será diferente no futuro, ou eu não tenho razão?
Ou você acha que os nazistas não tinham suas razões para fazerem tudo o que fizeram? Ou será que Roma não tinha razão em querer levar a luz da civilização aos povos bárbaros? Por certo também existiam boas razões para se colonizar as Américas, a África, ou Oceania. A razão move o mundo, e isso não é de agora, mesmo antes do renascimento e do iluminismo, a razão sempre foi conselheira de ricos, poderosos, governantes, mercadores de escravos, bandeirantes, fracos, oprimidos, rebeldes e insurgentes. Creio ter razão nisso também.
Mostre-me alguém que tenha feito algo, ou aponte-me algo que tenha sido feito por idealizadores que achavam estar equivocados, mas resolveram fazer mesmo assim, apenas por pirraça. A razão constitui-se assim na mola motriz de tudo, parafraseando João, na história da humanidade, todas as coisas foram feitas por alguma razão, e sem razão nada do que foi feito se fez. A razão é em suma aquilo que gera no homem a motivação primária para realizar qualquer coisa.
As pessoas têm razão para matar, outras muitas têm razão para morrer, razões não faltam para se roubar, para extorquir, para enganar, mesmo senadores têm razão quando decidem arquivar processos contra seus colegas, mesmo que haja outros que julgam ter razão em investigar os atos secretos de algum senador. Razão está em tudo e em todos, e todos tem sua razão. Basta abrir um fórum de discussões na internet para vermos quão acalorados ficam os que defendem suas razões.
Mas afinal, o que é razão? Será que uma razão pode ser mais razoável que outra? E será que existe uma razão descente em oposição a outra razão indecente? Como saber se a razão que me move é mesmo digna de ser cegamente seguida? Existem razões que a própria razão desconhece? Se eu tiver razão posso fazer o que minha razão me diz para fazer, independente da razão que diz ao outro que não tenho razão no que faço? Ter razão é muito sedutor, mas será que ter razão é mesmo tão importante?
Eu mesmo sempre estive coberto de razão, até agora. Digo até agora porque não quero mais ter razão. Ter razão é legal, é empolgante, mas ter razão nos torna responsáveis por todo estrago que nossa míope racionalidade provoca no mundo. Ter razão nos faz egoístas, nos torna intransigentes, para se ter razão abrimos mão da misericórdia e da bondade. Razão nos faz prepotentes, rígidos, imóveis e ríspidos.
Por isso quero abandonar toda minha razão, e quero abraçar o amor como única mola motriz e motivação primária para minhas realizações. O amor é a antítese da razão. O amor não busca motivações, ele despreza a razão, onde há amor a razão será envergonhada. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo razão, desaparecerá.
Você pode estar pensando que estou enganado, que não tenho razão no que digo, e se assim for, eu devo dizer que bom, pois é justamente o que quero, desvencilhar-me da razão, porque a sabedoria de Deus é loucura para o mundo. Para aqueles que entendem a loucura profética fica meu convite a que me sigam por esta estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, nem mesmo os loucos o errarão.

2 comentários:

silvania Itaboray. disse...

Paz, amado
É verdade a razão tem sempre cliente.
Só quero destacar estes trechos deste seu texto que como sempre me faz parar pra refletir em todas as circunstâncias da minha “vida”:
“Ter razão nos faz egoístas, nos torna intransigentes, para se ter razão abrimos mão da misericórdia e da bondade. Razão nos faz prepotentes, rígidos, imóveis e ríspidos.Se eu tiver razão posso fazer o que minha razão me diz para fazer, independente da razão que diz ao outro que não tenho razão no que faço?
Por isso quero abandonar toda minha razão, e quero abraçar o amor como única mola motriz e motivação primária para minhas realizações. O amor é a antítese da razão. O amor não busca motivações, ele despreza a razão”

E nos fizermos essa pergunta antes de tomarmos aquela decisão que julgamos a mais importante das nossas vidas: “Ter razão é muito sedutor, mas será que ter razão é mesmo tão importante?”
Obrigado amigo mesmo sem ter a pretensão você orienta e direciona o melhor caminho.
Um grande abraço.

Leancrocs disse...

È...vc tem razão...kkkkkkkkk
Bela postagem.